terça-feira, 17 de novembro de 2015

O HOMICÍDIO SEM CULPADOS

A BHP e a Vale transformaram o rio Doce na maior barragem de rejeitos tóxicos do mundo.

BHP Billiton é a maior empresa de mineração do mundo. Em 2001, foi criada a partir da fusão da Broken Hill Proprietary Company (BHP), empresa AUSTRALIANA, com a Billiton, empresa INGLESA.

O logo da BHP é sugestivo: lama tóxica.

É por isso que as represas rompem, são construídas com o próprio resíduo tóxico, a medida que o nível dos rejeitos sobe, uma barragem é construía da mesma maneira sobre a anterior, é um castelo de cartas de baralho.

“Métodos construtivos de barragens de rejeito (Araújo, 2006)

Quando as barragens são construídas com o próprio rejeito, elas comportam-se como aterros hidráulicos, que são estruturas construídas pelo transporte e deposição de solo em meio aquoso. A maior desvantagem desta técnica é que o lançamento hidráulico de rejeitos provoca segregação hidráulica - processo fundamental na construção de aterros hidráulicos, afetando diretamente a distribuição granulométrica e as condições de fluxo ao longo da praia. Outro problema é a formação de potenciais focos de liquefação, provocada por vibrações no terreno devido ao desmonte com explosivos próximo das barragens, alteamentos muito rápidos, etc., aumentando o risco de ruptura.

Podem ser empregados três métodos para a construção de barragens de rejeito alteadas com o próprio rejeito

1) Método de alteamento à montante

2) Método de alteamento à jusante

3) Método da linha de centro

Para os três casos, inicialmente é feito um dique de partida com material de empréstimo e ao longo do tempo são construídos os alteamentos. Os rejeitos são lançados ao longo da crista do dique por ciclones ou por series de pequenas tubulações, para que haja uma formação uniforme da praia. A sedimentação das partículas dá-se em função do seu tamanho e densidade, isto é, as partículas mais finas e leves ficam em suspensão e transportam-se para o centro da barragem, e as partículas mais grossas e pesadas sedimentam-se rapidamente mais próximo do dique. A diferença entre estes métodos está na direção do alteamento em relação ao dique inicial.”


Pelo menos na sede da BHP na Austrália teve protesto em 10 de novembro, mas nem uma palavra sobre o crime hediondo do vale do rio ex-Doce, os cartazes só falam dos aborígenes, Colômbia e Chile.

E até agora não vi nem um protesto em Londres contra a BHP.


Porque os presidentes dos EUA nunca foram acusados de crimes de guerra e contra a Humanidade? Porque eles são a polícia, o tribunal e o juiz que dá a sentença.

EUA e Europa: Hiroshima, Nagasaki, Dresden, My Lai (Vietnâ), Wounded Knee, Abu Ghraib, Kandahar, Azizabad, Andersonville, Gnadenhutten, No Gun Ri, Balinga, Noite de São Bartolomeu, Revolução Francesa, Cruzadas, Congo Belga, Camboja, Afeganistão, Iraque, etc. quem é terrorista afinal? O Bin Laden e o Estado Islâmico são fichinhas, café pequeno, comparados co ma a capacidade de carnificina dos ocidentais.


Pai-de-santo.


Largo da Memória em São paulo, por Debret.