segunda-feira, 11 de abril de 2016

CORRUPÇÃO, CÂNCER POLÍTICO

É a corrupção que provoca instabilidade política, não a investigação da Justiça.

Está em curso uma campanha ferrenha para tolher ou até mesmo anular a ação da força tarefa da operação Lava-jato dirigida principalmente contra seu membro mais famoso. Já conseguiram tirar de seu alcance o Lula, o maior corrupto do Brasil em todos os tempos.

“Lava Jato provoca instabilidade mas corrupção deve ser enfrentada, diz Moro

Do UOL, em São Paulo

08/04/201621h46

O juiz federal Sergio Moro afirmou na noite desta sexta-feira (8) que as investigações da Lava Jato provocam "inegavelmente instabilidade política", mas que a corrupção sistêmica no Brasil deve ser enfrentada e não escondida debaixo do tapete. "O juiz decide com base nas leis, com base nos fatos. Eu não posso ficar pensando no impacto político daquilo que decido", afirmou o titular da 13ª da Vara Federal de Curitiba, durante palestra realizada em Chicago (EUA) para estudantes brasileiros no exterior.

"Eu não acerto todas, eu posso cometer meus erros. Mas sempre decido com a pretensão de correição das decisões, com base na lei. Eu não posso levar em conta questões políticas, questões partidárias", acrescentou o juiz, que foi ovacionado e aplaudido de pé pelo público presente.

...”

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/04/08/lava-jato-provoca-instabilidade-mas-corrupcao-deve-ser-enfrentada-diz-moro.htm


Quem não tem super poderes tem que ter macete, tem que ser MacGyver.


Ameaça de morte, coisa de PTlhos.

“17/3/2016 às 00h38

Dois anos após Lava Jato, Sérgio Moro troca de carro e passa a andar com segurança 24 horas

Juiz se recusava a ter escolta, até ser ameaçado de morte após condução coercitiva de Lula

Mariana Londres, do R7, em Brasília e Marc Sousa, da TV Record, em Curitiba

Desde a penúltima sexta-feira, 4 de março, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi conduzido para depor em São Paulo, o juiz Sérgio Moro passou a andar sob proteção policial 24 horas por dia.

A escolta do juiz responsável pelos inquéritos da Lava Jato já havia sido oferecida diversas vezes pela Polícia Federal, mas sempre foi recusada por Moro que alegava que não havia nenhuma ameaça concreta a ele. Isso até ele assinar a condução coercitiva do ex-presidente, que incendiou a militância e levou Moro a sofrer ameaças de morte pela internet, com agressores já identificados.

...”

http://noticias.r7.com/brasil/dois-anos-apos-lava-jato-sergio-moro-troca-de-carro-e-passa-a-andar-com-seguranca-24-horas-17032016



O STF existe para cumprir a Constituição e não para proteger corruptos que nomearam os Ministros. O meliante Lula é um cidadão comum (me desculpem os cidadãos realmente comuns), ele não tem foro privilegiado.

"STF retira de Sergio Moro investigações sobre Lula

O Financista – A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou pelo envio das investigações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na operação Lava Jato ao STF, acompanhando o relator do processo, Teori Zavascki. Seis votaram a favor do relator e um votou contra.

Zavascki determinou a remessa ao STF dos processos judiciais que envolvam o ex-presidente em trâmite na 13.ª Vara Federal de Curitiba, de Sergio Moro. Para o ministro, o fato de as conversas interceptadas pelo juiz Moro terem telefonemas com a presidente Dilma Rousseff, que tem foro privilegiado, elas deveriam ter sido remetidas à corte Suprema.

Teori criticou o modo como as ligações foram divulgadas, porém, disse que os efeitos da divulgação são irreversíveis.

O ministro Edson Fachin complementou o voto de Teori Zavascki dizendo: “Tendo em vista que todos os procedimentos já se encontram sob a análise do STF, cabe a esta Corte verificar e julgar o mérito de sua competência e o andamento dos procedimentos.” (câmera lenta)

http://www.canalgama.com.br/stf-retira-de-sergio-moro-investigacoes-sobre-lula/


(Banksy)


"“Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 9 de abril de 2015

França dará ao Brasil a lista do HSBC, que repórter se nega a a entregar

Quinta, 9 de abril de 2015

Da Tribuna da Imprensa - Via Brasil247

"Nosso Ministério das Finanças já cooperou com dezenove países e faço questão que o Brasil seja o vigésimo”, disse Denis Pietton, embaixador da França aos parlamentares da CPI do HSBC; visita foi liderada pelo senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP); dados do Swissleaks já haviam sido pedidos ao jornalista Fernando Rodrigues, que se nega a entregá-los; vazamentos vêm sendo feito em pílulas.

A CPI do HSBC, que investiga o chamado Swissleaks, escândalos sobre contas secretas na Suíça, terá acesso à lista de 8.667 correntistas brasileiros, que mantinham depósitos em Genebra.

A promessa foi feita ao senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP) pelo embaixador da França, Denis Pietton, nesta quarta-feira 8.

..."

http://www.gamalivre.com.br/2015/04/franca-dara-ao-brasil-lista-do-hsbc-que.html


(Guvran Khalil Gibran)


"Swiss Leaks (ou SwissLeaks) é uma investigação jornalística de um gigantesco esquema de evasão fiscal alegadamente operado com o conhecimento e encorajamento do banco multinacional britânico HSBC através de sua subsidiária suíça, o HSBC Private Bank (Suisse).

Os jornalistas revelaram que 180,6 bilhões de euros foram movimentados em contas mantidas no HSBC, em Genebra, por mais de 100.000 clientes e 20.000 empresas offshore, entre novembro de 2006 e março de 2007. Os dados desse período se originam de arquivos roubados do HSBC Private Bank por um ex-funcionário, o engenheiro de software Hervé Falciani. Estes mesmos arquivos foram entregues às autoridades da França no final de 2008. As informações divulgadas estão sendo consideradas "o maior vazamento da história dos bancos suíços."

Em fevereiro de 2015, o website do International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ) divulgou a informação sobre as contas na Suíça, com o título de Swiss Leaks: Murky Cash Sheltered by Bank Secrecy (Swiss Leaks: Dinheiro escuso protegido pelo sigilo bancário). A investigação foi feita por mais de 130 jornalistas em 45 países,[4] incluindo França (Paris), Estados Unidos (Washington) e Suíça (Genebra) .

O ICIJ considera que o banco obteve lucros ao abrigar dinheiro de sonegadores fiscais e outros transgressores de leis

Brasil

O número de clientes residentes no Brasil chega a 8.867 e são titulares de 6.606 dessas contas do HSBC, cujo saldo total, no final de 2013, estava em torno de 7 bilhões de dólares. Segundo o jornalista brasileiro Fernando Rodrigues, que recebeu do ICIJ a lista de clientes brasileiros do HSBC, as informações sobre essas contas foram passadas às autoridades brasileiras para que seja apurado se houve ilegalidade nessas operações bancárias ou se os valores envolvidos foram devidamente declarados à Receita Federal do Brasil.[6] O Brasil é o 4º país em número de clientes envolvidos."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Swiss_Leaks