quinta-feira, 28 de abril de 2016

FAMA DE BARRO

João Saldanha, técnico da Seleção de 70. Quem montou a Seleção Brasileira de Futebol de 1970 foi o radialista João Saldanha, o joão Sem Medo, o Zé Galho foi só espectador os jogadores jogavam sozinhos, ainda bem que o Galho não atrapalhou. Na Copa seguinte, em 1974, o Zé Galho montou o time, cadê o título? Cadê a taça? Deu foi vexame.

Merecia uma foto assim.


"Acampamento feito com vagões cobertos de folhas de palmeiras para suavizar o calor devido ao sol forte.

Cerca de 1909-1910.

Ferrovia Madeira-Mamoré: Trilhos e Sonhos - Fotografias

BNDES e Museu Paulista da USP"


Amazônia independente.

"Borracha foi atalho para Manaus ser a primeira cidade do Brasil com futebol

Felipe Pereira

Do UOL, em Manaus

21/06/201406h33"

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/21/manaus-primeira-cidade-a-ter-futebol-no-brasil-recebe-cristiano-ronaldo.htm


Bola de semambi ou bola de látex. Era feita de várias camadas fimas de látex, finas como tecido geralmente rajadas de vermelho um pouco diferente dessa aí.

“Pelo preço de dois tostões, o papai Severino Bundórica comprou, ali no Rodo, numa banca de marreteiro, uma bola de sernambi que descascava como a pele da gente quando pega muito sol. Era provavelmente uma bola parecida com aquela que o francês La Condamine viu no alto Solimões, entre os índios Omagua, na metade do século XVIII. Papai Bundórica não sabia disso. Quem lembra somos nós, agora. A bola de sernambi, presente de Natal, era brinquedo de pobre naquela Manaus-que-já-era. Dois dias depois, numa pelada na Baixa da Égua, com uma bicanca, a bola de dois tostões bateu num poste e murchou. Ficou engilhada, como um maracujá engavetado.”

(DIÁRIO DE TANTOS NATAIS, José Ribamar Bessa Freire, 28/12/1988 - A Crítica, Manaus)