sexta-feira, 26 de setembro de 2014

O MESMO DESENHISTA

A célula é um ovo que é um óvulo; a fruta é a Terra que é uma célula e se fosse possível atirar um foto do Universo, teria ele o mesmo desenho, com o Big Bang no centro.

Costumam dizer que o ovo é a maior célula que existe, mas na verdade a maior célula é a própria Terra. E esse desenho se repete à infinidade, em escalas diferentes, é claro. Um ovo tem crosta (casca), magma (clara) e núcleo (gema). Um abacate tem casca (crosta), polpa (protoplasma) e caroço (núcleo). Na goiaba e na laranja, o núcleo se apresenta fragmentado mas também esta no centro interior da fruta. Na banana também, apesar da forma alongada.No ingá a crosta (casca) envolve vários fragmentos de núcleo cada um com suas próprias polpas (magmas) e como nas favas em geral, o núcleo ocupa mais espaço que o magma, além de serem também de formato muito mais alongado e achatado, por vezes. No cupuaçu e no cacau o desenho de célula já é mais bojudo e a casca se assemelha bem a uma verdadeira crosta. No caso do coco existem dois tipos de crostas de consistências distintas, o magma é uma camada fina e o núcleo é liquido, como água, como magma.Outros exemplos curiosos são a melancia, mamão, taperebá e açaí. Nesses dois últimos, o núcleo (caroço) corresponde a mais de 90% do desenho. (Cabano, 01MAI05)


La rouelle rouge et blanche, ancêtre de l'étoile jaune, telle que la portaient les juifs de France aux XIIIe et XIVe siècles (d'après une miniature française du XIVe s.)

(Cabano, 310312)


Os dois são de comer, mas só um pensa, qual?

(Cabano, 210914)


5.775 anos esperando o Messias, eita nóis, arre égua, ô povinho teimoso e burro, por isso que eles inventaram o Jó.