sexta-feira, 19 de setembro de 2014

SHAME

A maioria dos escoceses perdeu a coragem, admitiu que não tem capacidade de autogestão, preferiu continuar a reboque dos ingleses, decidiram continuar a ser ingleses, não escoceses. Antigamente nos reinados dessa ilha renegar a própria pátria e rei em favor de outro país ou rei, era considerado crime de alta traição punido com a decapitação. A maioria resolveu manter a inexistência da região como país.

Quando o Reino Unido era a maior potência da Terra, fazia sentido se atrelar a Inglaterra, mas hoje que esse gigantesco império encolheu para os limites do arquipélago com algumas ilhotas espalhadas por distantes oceanos, não dá pra entender essa escolha, vão acabar sendo tragados pelo naufrágio desse sucateado Titanic.

A gaita de fole continuará desafinada e o uisque, batizado. A Mary Stuart e o William Wallace foram mortos de novo.

Foi só sair o resultado do plebiscito e o discurso, antes sem restrições quanto ao aumento da autonomia, imediatamente mudou acrescentado de pequeno detalhe que faz toda a diferença em relação ás palavras anteriores: "As concessões serão feitas desde que justas para os demais reinos-colônias". Os ex-escoceses encheram a cara festejando e nem se tocaram desse apenas um detalhe. Vai acreditar em político, se ferraram.