quarta-feira, 19 de agosto de 2015

FELIZ IDADE


“Leonardo da Vinci

Mais uma vez a inteligência não escolhe quem, nem onde, nem quando. Se tivesse vivido nos tempos da Santa Inquisição (Santa?, tava mais para diabólica) teriam feito dele uma bela fogueira de São João. Inventou tanta coisa que teve que escrever um livro de anotações que mais parece uma bíblia, que é chamado de códice. Se duvidar, inventou até o avião ou pelo menos deu as dicas de como construir um. E um helicóptero também. Uma das criações mais conhecidas dele é o Homem Vitruviano ou Homem de Vitruvio que nada mais é do que uma tentativa de configurar as premissas criadas séculos antes por um arquiteto grego chamado Marco Vitruvio Polião, daí o nome desse desenho. O que esse tal de Vitruvio tentou estabelecer foram medidas “ideais” para o corpo humano dentro das crenças daqueles tempos, da divina proporção pois acreditavam burramente que o homem era o centro do Universo, criado por Deus a sua semelhança (como ainda hoje também) (Quanta presunção!) e que Deus como o Grande Arquiteto criou o Universo e o próprio Homem segundo a exatidão e perfeição da Matemática e da Geometria. Até eles aceitarem a estupidez desse obscurantismo, fizeram churrasco de muita gente boa. Quanta idiotice. Então o Vitruvio tentou enquadrar, forçar, empurrar essas medidas do corpo humano, não apenas dentro de um quadrado perfeito mas também e simultaneamente dentro de uma circunferência, ou seja, o corpo humano desenhado dentro de um quadrado desenhado dentro de um círculo. Eu acho que ele era quase doido. Não conseguiu, pois as mãos e os pés ficaram muito grandes, desproporcionais como se pode ver abaixo.

Sendo os três, homem, quadrado perfeito e circunferência obras de Deus, tinham que caber um dentro do outro num encaixe exato, jamais poderiam aceitar um erro de Deus. Deus não ia cometer um erro desses. Deve-se observar que o umbigo do homem, o quadrado e a circunferência são concêntricos, a cara e os cabelos são bem parecidos com o do Leo e que o Vitruvio já usava papel quadriculado (ou será que é um mosaico ou ladrilhos?). Aí veio o Leonardo com sua prodigiosa e fenomenal imaginação e através de um artifício, “enquadradou” e “arredondou” o Homem “ideal”. Como ele fez isso? Como ele fez caber? Ora, desenhando o corpo humano em duas posturas diferentes. Uma posição para o quadrado e outra para o redondo. Aí “cabeu”. Desse jeito, em poses diferentes, dá pra caber em qualquer figura geométrica, num polígono, até num dodecaedro.”

(O Leonardo não conseguiu concretizar a proposição fracassada do Vitruvio. Aí o Leonardo para não quis reconhecer seu fracasso e desenhou um homem de 4 braços e 4 pernas pra dizer que conseguiu. E o Homem dentro do quadrado está de pernas fechadas e suas mãos e pés não tocam os cantos do quadrado como na proposta do Vitruvio e esse quadrado está totalmente dentro do círculo o que não acontece no desenho do Leonardo)


Café de Tacuba, México.

Nos interesa más arar em profundo que poseer em extensión.


Nada se cria, tudo se copia.




(externado em 100815+-)


“Las 10 principales economías de AL y su dependencia a las materias primas

Las mayores economías latinoamericanas se encuentran en un dilema luego de la devaluación del yuan: el ajuste a la divisa china no sólo afectó a las monedas de los países de la región, sino que también acentuó la caída de los precios de sus principales productos de exportación. Aunque México es excepción

Eleazar Rodríguez

13.08.2015 Última actualización 14.08.2015

Para las principales naciones exportadoras de materias primas deAmérica Latina, el que la economía de China no registrara altas tasas de crecimiento ya era una mala noticia en sí. La elevada dinámica mostrada por la segunda mayor economía del mundo en los primeros años de este siglo fue apoyada por una creciente demanda de materias primas y la región latinoamericana fue una pieza importante en esto.

China es el mayor consumidor de materias primas a nivel mundial, de ahí que algunas naciones dependieran de que esta economía retomara la senda del crecimiento a tasas cercanas al 10 por ciento.

Ahora, luego de la devaluación del yuan, no sólo se registrará una mayor contracción en los ingresos por exportaciones de materias primas, sino que también los volúmenes se reducirán, ya que a nivel mundial la oferta de commodities se incrementó.

En la siguiente tabla te mostramos la importancia de las materias primas en las 10 mayores economías de América Latina, en donde México es la excepción, ya que no sólo la mayor parte de sus exportaciones son hacia Estados Unidos y no a China, sino que también su perfil exportador es en su mayoría manufacturero.

Latinoamérica y su Exposición a las Exportaciones de Materias Primas

Cifras al cierre de 2014

País Porcentaje* Monto (mdd) Principales Exportaciones

Venezuela 98.0 59,287.1 Petróleo, hierro y aluminio

Ecuador 86.0 22,129.5 Petróleo, bananas, flores y camarones

Colombia 79.0 43,288.3 Petróleo, carbón, café, ferroniquel, oro y flores

Bolivia 71.8 9,224.2 Petróleo, plata, zinc, estaño, plomo y granos

Argentina 70.3 50,599.8 Cereales y manufacturas de origen agropecuario

Perú 70.0 26,713.3 Cobre, oro, zinc, plomo, harina de pescado y frutas

Chile 63.0 47,675.3 Cobre y sus derivados, frutas y productos de pescado

Uruguay 61.0 6,134.2 Soya, carne bovina, celulosa, arroz, trigo y lacteos

Brasil 52.4 117,952.9 Hierro, aceites, soya, azúcar, café, carne de pollo y bovino

México 16.6 65,923.4 Petróleo, oro, plata, café, frutas y verduras

* Como porcentaje de las exportaciones totales

Source: JP Morgan y bancos centrales Get the data

http://www.elfinanciero.com.mx/rankings/las-10-mayores-economias-latinoamerica-y-su-sensibilidad-a-las-materias-materias-primas.html


"5 productos en los que México es líder mundial

La posición geográfica, los tratados comerciales y la cercanía con Estados Unidos hacen de nuestro país una potencia exportadora, lo que le ha permitido especializarse en ciertos productos y ha ayudado a que la marca "Made in Mexico" tenga una mayor presencia global.

Eleazar Rodríguez"

08.07.2015 Última actualización 22.07.2015

Cerveza, aguacate, tequila, limas y limones, pantallas planas.

http://www.elfinanciero.com.mx/rankings/top-de-los-productos-en-el-que-mexico-es-lider-mundial.html



"Escaping Criticism", by Pere Borrell del Caso.


Projeto de lei: quando os eleitores votarem no s candidatos, votariam na mesma hora o valor dos salários deles.

Com os candidatos de hoje tá mais pra cãodidato.


A Dilmala alugou uma frota de limusines na Califórnia e ainda não pagou. Leva a jato.


A mim não interessa a superfície do Mar, de amar, sim o Mar profundo, a profundidade do amar.


Eu acho que é o próprio pessoal do PTlho que está jogando essas bombas nos escritórios deles pra posar de vítima e perseguição.


Uma das maiores evidências do subdesenvolvimento do BRasil são as roletas dos ônibus.



"Fox in the snow", de Gustave Coubert